voltar ao início
Conselhos para uma utilização Ecosave
  • Conselhos

    Os hábitos de utilização dos equipamentos são fundamentais para que estes tenham um menor peso na factura da electricidade.
    Para além das recomendações presentes nos manuais dos equipamentos, devem-se seguir algumas boas práticas complementares na utilização dos mesmos de modo a alcançar o máximo de eficiência possível.

    Nesta área do site pode encontrar vários conselhos para ter uma factura de electricidade mais eficiente, específicos para cada electrodoméstico. Está também à disposição para consulta e para download o

  • Equipamentos de frio (Frigoríficos e Arcas)

    Instalação

    O equipamento deve estar afastado de fontes de calor (fogão, janelas, máquinas de lavar) de forma a manter a sua eficiência energética, pois quanto mais este aquecer mais vai ter que trabalhar para arrefecer e, consequentemente, consumir mais energia.
    Caso só haja espaço junto a uma fonte de calor, deve-se procurar "isolar" o frigorífico da mesma. Se estiver perto de uma janela, nas horas de maior incidência solar deve-se proteger o equipamento, tirando

  • Máquina de lavar loiça
     

    Utilização

    A máquina de lavar loiça deve ser utilizada na sua carga completa, pela acumulação da loiça de várias refeições. Em caso de pouca loiça, deverá optar-se pelos programas de meia carga (no caso das máquinas que permitem a lavagem de apenas um dos tabuleiros). No entanto a utilização desta função não representará necessariamente metade dos consumos. Se precisar de alguma peça de loiça com urgência, é preferível lava-la à mão.

    A

  • Máquina de Lavar Roupa
     

    Instalação

    A máquina de lavar roupa deve ser instalada em locais secos, para prevenir a corrosão.
     

    Utilização

    A roupa deve ser separada em função das suas características (recorrendo às etiquetas) e sujidade, de modo a seleccionar o programa de lavagem adequado.

    Deve-se evitar, sempre que possível, fazer o ciclo de pré-lavagem na máquina de lavar roupa. É preferível pôr de molho, previamente e fora da máquina, as peças com nódoas mais difíceis

  • Máquina de Lavar e Secar Roupa/ Máquina de Secar Roupa


    Instalação

    A máquina de secar roupa deve ser instalada num local bem ventilado e sem obstruções que dificultem a evacuação do ar húmido que resulta da secagem.

    Nas máquinas de secar por extração, o tubo de evacuação da humidade deve ser o mais curto possível, de maneira a melhorar o desempenho do secador, minimizando o consumo de energia.

     

    Utilização

    O recurso à

  • Ferro de engomar

    Utilização
    - Deve-se evitar ligar o ferro eléctrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam a funcionar, pois ele sobrecarrega a rede de energia eléctrica.
    - Para cada tipo de tecido, é importante seguir as instruções de temperatura indicadas.
    - O ferro deve ser desligado duas ou três peças antes do final, pois continuará a difundir calor. O truque é deixar para o fim peças simples e fáceis de engomar, como panos de cozinha.

  • Fogão

    Utilização
    Quanto à preparação e confecção dos alimentos, existem algumas preocupações que facilitarão a cozedura e reduzirão a quantidade de energia consumida:
    - Os alimentos devem ser previamente descongelados e ao natural antes de irem a cozinhar. Evita-se assim recorrer ao microondas e reduz-se o tempo de cozedura.
    - Cozinhando os alimentos em pedaços pequenos, será necessário menos tempo para ficarem prontos e, portanto, menos energia.
    - A água para ferver não deve ser colocada em quantidades superiores

  • Forno
     

    Utilização

    Antes de ligar o forno, a grelha ou o tabuleiro devem ser colocados na posição pretendida, de modo a que tal não seja feito com o equipamento já ligado, evitando desperdiçar energia.

    O pré-aquecimento do forno pode ser, geralmente, mais reduzido em relação ao indicado nas receitas. Se a cozedura do alimento tiver uma duração superior a uma hora, não é necessário fazer o pré-aquecimento do forno. Se não se puder evitar fazer o pré-aquecimento,

  • Microondas

    Utilização
    - Sempre que possível, deve-se evitar recorrer ao microondas para descongelar alimentos, optando por fazê-lo ao natural.
    - A escolha da temperatura a usar deve ser feita de acordo com as necessidades.
    - Quando não se sabe qual o tempo necessário para uma utilização específica, é preferível ir fazendo períodos mais curtos do que colocar uma duração excessiva.
     

O projecto Simulador Como comprar e utilizar os electrodomésticos Publicações Rede de Lojas Aderentes Links Contactos
© 2011 Ecosave , todos os direitos reservados | desenvolvimento e design