voltar ao início
Conselhos para uma utilização Ecosave

Máquina de lavar loiça
 

Utilização

A máquina de lavar loiça deve ser utilizada na sua carga completa, pela acumulação da loiça de várias refeições. Em caso de pouca loiça, deverá optar-se pelos programas de meia carga (no caso das máquinas que permitem a lavagem de apenas um dos tabuleiros). No entanto a utilização desta função não representará necessariamente metade dos consumos. Se precisar de alguma peça de loiça com urgência, é preferível lava-la à mão.

A forma como a loiça é arrumada dentro da máquina pode tornar a lavagem mais eficiente:

  • Antes de se colocar a loiça na máquina, deve-se retirar os excessos de sujidade para que na lavagem possam ser utilizados programas económicos e de baixas temperaturas, que permitem poupar energia e água.
  • Se necessário, essa remoção pode ser feita recorrendo a água fria, embora nunca de torneira aberta, mas sim deixando a loiça de molho.

Deve-se evitar, sempre que possível, fazer pré-lavagem da loiça, utilizando esta função apenas para loiça muito suja, com comida ressequida ou queimada.

Se a máquina tiver a opção de poupança de água e energia na lavagem, estas devem ser utilizadas sempre que possível.

Deve-se optar por programas com temperaturas baixas, mesmo que sejam mais longos. Um programa de 65ºC consome mais 30% de electricidade que um programa de 50ºC.

Se ao utilizar um programa de temperaturas mais baixas ficarem resíduos de detergente na loiça lavada, deve-se substituir as pastilhas por detergente em pó ou em líquido.

Nas habitações com tarifa bi-horária, a utilização da máquina de lavar deve ser feita nas horas de vazio. Algumas máquinas têm funcionamento programável e no caso das que não têm pode-se recorrer a um temporizador.

Caso a máquina permita seleccionar o tempo de secagem, este deve ser reduzido ao mínimo. Outra opção é desligar a máquina após o enxaguamento final e abrir a porta. A loiça secará sem precisar de gastar energia. Desta forma conseguir-se-á poupar entre 33 a 50% da energia de um ciclo completo de lavagem. A energia que se poupa desta forma pode dar para 1 dia de funcionamento de um combinado ou 1 ciclo de lavagem de roupa completo a 30ªC.

 

Manutenção

Os depósitos do sal e abrilhantador devem ser verificados com regularidade e mantidos sempre cheios. Estes produtos permitem um melhor desempenho da máquina nas fases de lavagem e secagem.

A limpeza dos filtros da máquina é importante para que o consumo de electricidade não aumente com a utilização destes equipamentos.

Periodicamente, é importante fazer a limpeza da máquina recorrendo a produtos específicos para o efeito e que actuam como anti-calcário.


A implementação das medidas propostas permite reduzir em 50% o consumo de energia da sua máquina de lavar loiça.
 

O projecto Simulador Como comprar e utilizar os electrodomésticos Publicações Rede de Lojas Aderentes Links Contactos
© 2011 Ecosave , todos os direitos reservados | desenvolvimento e design