voltar ao início
Conselhos para uma utilização Ecosave

Máquina de Lavar Roupa
 

Instalação

A máquina de lavar roupa deve ser instalada em locais secos, para prevenir a corrosão.
 

Utilização

A roupa deve ser separada em função das suas características (recorrendo às etiquetas) e sujidade, de modo a seleccionar o programa de lavagem adequado.

Deve-se evitar, sempre que possível, fazer o ciclo de pré-lavagem na máquina de lavar roupa. É preferível pôr de molho, previamente e fora da máquina, as peças com nódoas mais difíceis ou utilizar um spray de pré-lavagem.

Deve-se optar por programas de baixas temperaturas e sempre que possível fazer as lavagens a frio. Para o mesmo programa, a diferença entre lavar a frio (30ºC) e lavar a 40ºC implica um aumento entre 10 a 30% de energia. A diferença entre lavar a frio (30ºC) e lavar a 60ºC implica um aumento do consumo de energia entre 200% e 400%. Ou seja, por cada lavagem a 60ºC pode-se fazer 3 lavagens a frio! A energia consumida numa lavagem a 60ºC corresponde a mais de um dia de funcionamento de um frigorífico ou combinado.

Ao escolher o detergente, deve-se procurar um de boa qualidade, mas com pouco cheiro e cor e, se possível, certificados ambientalmente. Na lavagem deve-se dosear o detergente de acordo com as indicações fornecidas na embalagem. Demasiada quantidade pode fazer com que não se dissolva na totalidade e danificar as roupas, para além de ter impactos negativos no ambiente.

Caso a máquina tenha a opção de poupança de água e energia na lavagem, estas devem ser utilizadas sempre que possível. Estas opções podem corresponder a lavagens mais longas, mas com menores consumos.

Em cada ciclo de lavagem, a máquina deve ser utilizada na carga máxima sempre que possível. Para saber quando é que esta foi atingida, basta colocar a mão e parte do antebraço dentro da cuba, verificando se a roupa não fica comprimida. O excesso de carga estraga a cuba e dificulta a lavagem da roupa. Caso não seja possível fazer as máquinas cheias, deve-se utilizar o programa de meia carga, tendo em atenção que a meia carga não implica metade do consumo de água e energia.

Algumas máquinas já apresentam a função de pesagem da roupa colocada na cuba, usando e aquecendo apenas o volume de água necessário para essa quantidade, com benefícios também ao nível do consumo de energia. Na ausência desta função e caso se pretenda fazer uma lavagem a meia carga, deve-se seleccionar o programa/função adequados para o efeito e reduzir a quantidade de detergente.

Nas habitações com tarifa bi-horária, a utilização da máquina de lavar deve ser feita nas horas de vazio. Algumas máquinas têm funcionamento programável e no caso das que não têm pode-se recorrer a um temporizador.

 

Limpeza e manutenção

Para assegurar a longevidade da máquina, devem ser usados produtos descalcificantes e feita a limpeza regular dos filtros da máquina de lavar (o de enchimento e o de vazamento da água). O calcário acumulado na resistência da máquina aumenta os consumos de energia, dificultando a obtenção da temperatura de lavagem desejada.

No caso de ausências prolongadas (ex: férias), é aconselhável deixar a tampa da cuba aberta para evitar a formação de odores desagradáveis e desligar as ligações eléctricas e hidráulicas.


A implementação das medidas propostas permite reduzir em mais de 50% o consumo de energia da máquina de lavar roupa.

O projecto Simulador Como comprar e utilizar os electrodomésticos Publicações Rede de Lojas Aderentes Links Contactos
© 2011 Ecosave , todos os direitos reservados | desenvolvimento e design