voltar ao início
Conselhos para uma utilização Ecosave

Forno
 

Utilização

Antes de ligar o forno, a grelha ou o tabuleiro devem ser colocados na posição pretendida, de modo a que tal não seja feito com o equipamento já ligado, evitando desperdiçar energia.

O pré-aquecimento do forno pode ser, geralmente, mais reduzido em relação ao indicado nas receitas. Se a cozedura do alimento tiver uma duração superior a uma hora, não é necessário fazer o pré-aquecimento do forno. Se não se puder evitar fazer o pré-aquecimento, 5 a 8 minutos serão suficientes.

Os fornos grandes apenas devem ser utilizados para cozinhar grandes refeições, pois ao contrário estar-se-á a consumir muita energia para pequenas quantidades de alimento. Para pequenas quantidades de comida pode-se utilizar o micro-ondas, pois este electrodoméstico é mais eficiente que o forno eléctrico.

Nos casos em que se pretende colocar mais do que um tabuleiro no forno, é importante deixar espaço entre eles para que o calor circule no meio.

O uso de recipientes de cerâmica ou vidro permite baixar a temperatura necessária ao cozinhado em cerca de 25ºC, visto serem materiais que retêm melhor o calor.

A existência de ventilador no forno ajuda a distribuir o calor de forma mais uniforme, poupando energia.

Deve-se evitar a abertura constante da porta do forno, bem como verificar se a mesma veda correctamente para evitar desperdício de energia, utilizando a iluminação do forno para vigiar o cozinhado. De cada vez que se abre a porta, está-se a perder a energia acumulada no interior. Por exemplo, para uma temperatura de 250ºC, a abertura da porta durante 10 segundos resulta num aumento de cerca de 8% do consumo de energia para um cozinhado de 20 minutos.

Pode-se desligar o forno 5 ou 10 minutos antes de finalizar o cozinhado, pois o calor remanescente será suficiente para acabar a cozedura dos alimentos, poupando 5 a 10% da energia necessária à confecção do cozinhado.

A temperatura do forno deve ser regulada de forma adequada: por cada grau a mais o consumo de energia aumenta entre 0,7 a 1%. Por exemplo, para um cozinhado de 50 minutos, ao regular a temperatura para 250ºC em vez de 200ºC, consumirá mais 37% de energia!
Um cozinhado no forno a 200ºC durante 50 minutos consome a energia equivalente a dia e meio de funcionamento de um frigorífico combinado ou a dois ciclos completos de lavagem de roupa a 40ºC!

 

Manutenção

Um forno limpo ajuda o calor a reflectir-se melhor, consumindo menos energia no processo.

No entanto, deve-se evitar o uso da função de auto-limpeza, pois esta acarreta consumos energéticos elevados. Esta deve ser reservada apenas para quando se necessitar de fazer limpezas mais a fundo. Esta função deve ser utilizada imediatamente após a utilização do forno, enquanto este ainda está quente ou, caso tenha tarifa bi-horária, nas horas de vazio.

As juntas e as borrachas de vedação devem ser verificadas regularmente, e substituir as que estejam gastas ou com fissuras, de modo a evitar perdas de calor.


A implementação das medidas propostas permite reduzir em mais de 30% o consumo de energia do seu forno eléctrico.

 

O projecto Simulador Como comprar e utilizar os electrodomésticos Publicações Rede de Lojas Aderentes Links Contactos
© 2011 Ecosave , todos os direitos reservados | desenvolvimento e design