voltar ao início
Conselhos para uma utilização Ecosave

Fogão

Utilização
Quanto à preparação e confecção dos alimentos, existem algumas preocupações que facilitarão a cozedura e reduzirão a quantidade de energia consumida:
- Os alimentos devem ser previamente descongelados e ao natural antes de irem a cozinhar. Evita-se assim recorrer ao microondas e reduz-se o tempo de cozedura.
- Cozinhando os alimentos em pedaços pequenos, será necessário menos tempo para ficarem prontos e, portanto, menos energia.
- A água para ferver não deve ser colocada em quantidades superiores ao necessário, para evitar desperdícios de energia.
- Sempre que possível, é importante tapar bem os recipientes durante a confecção dos alimentos para evitar perdas de calor.
- O lume deve ser desligado um pouco antes de terminar o cozinhado, pois o calor acumulado é suficiente para acabar de cozer os alimentos. O mesmo se aplica às chapas eléctricas que, como demoram a arrefecer, podem ser desligadas alguns minutos antes, ficando ainda a transmitir calor.

 

- Nos fogões e placas a gás, a chama e o disco não devem ultrapassar a base do recipiente para se maximizar o aproveitamento do calor.
- Nos fogões com placas eléctricas, uma forma de aproveitar ao máximo o calor produzido passa por usar panelas e tachos de fundo plano.
- O uso de recipientes de cerâmica ou vidro permite baixar a temperatura necessária ao cozinhado em cerca de 25ºC, pois são materiais que retêm melhor o calor.
- A chama do fogão deve ser mantida no mínimo suficiente para manter a fervura. Deverá ter forma cónica e cor azulada. Em caso contrário, o fogão está a desperdiçar gás e é necessário contactar um técnico para o afinar.
- Recorrer à panela de pressão permite cozinhar de forma mais rápida e económica.

Manutenção
- A limpeza do fogão é fundamental para reduzir o desperdício de energia. Quanto mais limpos estiverem os reflectores do fogão, melhor o calor será reflectido.

O projecto Simulador Como comprar e utilizar os electrodomésticos Publicações Rede de Lojas Aderentes Links Contactos
© 2011 Ecosave , todos os direitos reservados | desenvolvimento e design