voltar ao início
Conselhos para uma utilização Ecosave

Máquina de Lavar e Secar Roupa/ Máquina de Secar Roupa


Instalação

A máquina de secar roupa deve ser instalada num local bem ventilado e sem obstruções que dificultem a evacuação do ar húmido que resulta da secagem.

Nas máquinas de secar por extração, o tubo de evacuação da humidade deve ser o mais curto possível, de maneira a melhorar o desempenho do secador, minimizando o consumo de energia.

 

Utilização

O recurso à máquina ou função de secar roupa deve ser evitado o mais possível, dando prioridade à secagem natural, sem dúvida facilitada num país com tantas horas de sol e clima ameno como Portugal. A luz solar ajuda também à higienização da roupa, pois os raios ultravioleta presentes são um bactericida e fungicida natural.

A utilização da máquina de secar deve ser feita de forma ponderada, pois este equipamento tem um consumo muito significativo: uma hora de secagem equivale a 2 dias e meio de funcionamento de um frigorífico / combinado ou 3 lavagens completas de roupa a 40ºC!

Nos casos em que essa utilização seja mesmo necessária, devem ser tidos em conta alguns cuidados para optimizar o consumo energético da máquina:

  • A carga da máquina deve ser ajustada à capacidade útil indicada pelo fabricante, de forma a evitar o desperdício de energia;
  • Antes de secar a roupa na máquina, esta deve ser centrifugada o melhor possível. A centrifugação representa um menor consumo de energia do que a secagem da roupa na máquina de secar. Por exemplo, centrifugar a 600 ou 800 rpm, para obter o mesmo grau de humidade de uma centrifugação a 1000 rpm terá de ter a roupa na máquina de secar durante uma hora, consumindo a energia de um ciclo de lavagem de roupa a 60ºC ou 3 ciclos de lavagem de roupa a 40ºC!
  • É desaconselhável misturar roupas húmidas com uma carga que já esteja parcialmente seca.
  • Deve-se ter em atenção que os tecidos leves e pesados devem ter secagens separadas, pois têm níveis de humidade diferente.
  • Caso a máquina de secar tenha disponível o controlo por sensor de humidade, deve-se preferir programas do tipo “Passar a ferro” em vez do controlo por temporizador. Desta forma o ciclo de secagem finalizará quando a roupa atingir um determinado grau de humidade, sem estar completamente seca, podendo finalizar a secagem de forma natural fora da máquina, poupando energia.
  • Deve-se utilizar a máquina na sua capacidade máxima mas sem a sobrecarregar, pois isso levaria a um maior consumo energético por demorar mais tempo a secar.

     

Limpeza e manutenção

A limpeza dos filtros é importante para que o consumo de electricidade não aumente com a utilização destes equipamentos.


A implementação das medidas propostas permite reduzir em 50% o consumo de energia da máquina de secar roupa.
 

O projecto Simulador Como comprar e utilizar os electrodomésticos Publicações Rede de Lojas Aderentes Links Contactos
© 2011 Ecosave , todos os direitos reservados | desenvolvimento e design