voltar ao início
Conselhos para uma compra Ecosave

Máquinas de Lavar Roupa
A escolha da máquina deve ser adaptada a uma série de factores:
- Dimensão do agregado familiar
- Existência de crianças
- Eventual prática de actividades lúdicas ou profissionais (que exigem lavagens mais constantes e com programas específicos)
- Frequência das lavagens (diária ou semanal)

Capacidade de carga
Adquirir uma máquina com grande capacidade de carga implicam gastos mais elevados de água e de energia, aumentando também a probabilidade de ciclos de lavagem com a máquina ainda longe da carga completa. Por isso, quanto mais adaptada às necessidades reais, menor o desperdício de água e electricidade (Tabela III).


Tabela III – Capacidade de carga recomendada da máquina da roupa, de acordo com o agregado familiar

Nº de pessoas Capacidade de carga
1 a 3 pessoas   5 kg
4 a 5 5 – 6 kg
mais de 5 pessoas   7 - 8 kg


Os aparelhos mais eficientes apresentam, geralmente, características técnicas mais avançadas ou programas específicos que garantem um bom funcionamento ao mesmo tempo que reduzem significativamente o consumo energético e o impacte ambiental da sua utilização:
- Pesagem da roupa: a maioria das máquinas de lavar roupa apresenta esta função de forma a gerir a quantidade de água necessária;
- Escolha do número de rotações por minuto (rpm): esta função pode ser regulada consoante a estação do ano. De Inverno, rpm deve ser aumentado para que a roupa fique com menos humidade, facilitando a sua secagem ao ar livre. No Verão esse valor pode ser reduzido.
- Selecção da temperatura de lavagem: esta deve ser independente do programa pretendido, de forma a não condicionar o tempo e função do mesmo.
- Máquina bitérmica: para quem tenha ou vá instalar um sistema solar térmico, a aquisição de uma máquina bitérmica (com entrada de água fria e quente separadas) permite a utilização de água quente do painel solar.
- Modelo de baixo ruído: para quem tem por hábito aproveitar as horas nocturnas para as lavagens (principalmente com tarifário bi-horário) ou caso se pretenda instalar a máquina perto de salas ou quartos.

O projecto Simulador Como comprar e utilizar os electrodomésticos Publicações Rede de Lojas Aderentes Links Contactos
© 2011 Ecosave , todos os direitos reservados | desenvolvimento e design