voltar ao início
2012-02-15


EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA UTILIZAÇÃO DOS ELECTRODOMÉSTICOS
13 de Março, Casa da Baía - Setúbal
 
O desempenho energético dos electrodomésticos, para além das suas características técnicas, depende grandemente do comportamento dos seus utilizadores.
É do senso comum que abrir a porta do forno ou do frigorífico provoca um aumento do consumo de energia destes equipamentos, mas qual a quantidade de energia desperdiçada? Qual a repercussão da acção humana na eficiência energética do equipamento?
Para dar resposta a esta e outras perguntas semelhantes, foi realizado o projecto EcoSave, que recorrendo a um conjunto de ensaios, cientificamente validados, conseguiu quantificar com rigor (para um conjunto de electrodomésticos representativos), a influência do nosso comportamento no consumo de energia dos electrodomésticos com maiores consumos (frigorífico, arca congeladora, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, máquina de secador de roupa e forno eléctrico).
No passado dia 13 de Março, na Casa da Baía em Setúbal, decorreu a apresentação do projecto, onde se debateram os resultados obtidos.
Na sessão estiveram também presentes um grupo de oradores convidados, que ajudaram no debate sobre as questões relacionadas com a eficiência energética dos electrodomésticos.

Veja aqui algumas das apresentações realizadas no evento.

O projecto Simulador Como comprar e utilizar os electrodomésticos Publicações Rede de Lojas Aderentes Links Contactos
© 2011 Ecosave , todos os direitos reservados | desenvolvimento e design